Perfil:
Joel Vicente De Sousa


Arquivos:

Amigos (0)::

POSTS

O FIM É APENAS UM COMEÇO
29/04/2010 às 21:45

Este não é o fim. Apenas o começo. O pensar pensa por si. Estando em mim ou em ti. O pensar é motivado. Motivei-te a pensar quando você leu o que escrevi. Agora pensa o meu pensar. Não como eu penso. Mas como você pensa pensar. Com seus pensamentos. Tudo começa de novo. Ao encerrar a leitura deste livro. Meus pensamentos saem do papel. E une ao seu pensar. No seu pensar começa tudo de novo. Por isso não é o fim e sim o começo.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



SEI QUE AMO VOCÊ
29/04/2010 às 21:41

Quando perder a emoção de te olhar. Quando teus cabelos não mais acariciar. Quando em teus ouvidos não te declarar. Quando teus lábios não mais beijar. Quando em teus seios não mais me fartar. Quando já não houver mais prazer em te amar. Quando não houver desejo por ti. Quando não sentir mais a sua falta. Quando não houver saudade em sua ausência. Quando não sentir mais o seu cheiro. Quando não enlouquecer com teus carinhos. Quando meu corpo não mais grudar ao seu. Neste dia com toda certeza já não sou. Porque o que sou é em te amar. Te olhar, acariciar, declarar, beijar, fartar, desejar te amar. Doutra sorte não teria razão de ser. Sou o que sou, sei que amo você.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



NASCE A ESPERANÇA DE SER FELIZ
29/04/2010 às 21:39

Abitas mais alto do que posso alcançar. Escondes no mais profundo que posso pegar. Protegido por muro de aço não posso quebrar. No gemido há um surdo grito. Sentimento inexprimível no peito. No rosto triste e abatido. Semblante cansado de sofrer. Não há que possa consolar. Não há um ombro sequer. Onde a cabeça aconchegar. Nem um colo para deitar. Todos que olho são testemunhas. Nunca viram nem entenderam. Ainda assim julgam pelo que pensam. A causa maior da angustia. Não vive do lado de fora. Abita no mais profundo do meu ser. Não posso alcançar nem me livrar. Não posso tocar nem despachar. O disfarce exterior está deteriorando. A verdade interior revelando. Não há quem possa entender esta verdade. Não há quem possa ler este código. Como hormônio endereçado. Não tem efeito fora do alvo a ser alcançado. Esperar por tão incerta conquista. É esmagar oportunidade. O amor pode estar por perto. É chegada da verdade a compreensão. Que em outro coração. Poderei deixar nascer nova paixão. De longa data sofrido amor. Nasce a esperança de ser feliz.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



AUSÊNCIA ESFRIA O AMOR
29/04/2010 às 21:35

Ausência, só ausência. Com tal ação fere meu coração. Ausência só ausência. Assim me tens dado de ti desde minha adolescência. Promessas de amor eterno viraram ilusão. Tua ausência tem sido a paga de minha paixão. Amar só é melhor ficar também só. Melhor só do que mal acompanhado. Melhor só do que viver abandonado. Ter nome de casado e viver ignorado. De saudade vivo minha vida. De espera esperança iludida. De ti não quero nome. Nome eu já tenho. De ti não quero proteção. Porque sei me virar sozinho. Minha espera é tua presença. Por longas datas insiste viver na ausência. Ausência de carinho esfria o amor. Ausência apaga do coração o ardor. Ausência mata a fome do calor humano. A carne é fraca e não suporta por muito tempo o deserto. Necessita de água e alimento. Lembre-se quem não cuida de sua lavoura. Corre o risco de perde La. Cuide de sua cisterna antes que seque. Antes que alguém tome posse dela. Prevenir é melhor do que remediar. Chorar o leite derramado não ajuda recuperar. Desperta desta sonolência afetiva. Acorde para o grande amor que morre. Por fome e sede no deserto de tua ausência. A lavoura de farta paixão que seca no ardor solar de tua ausência. A cisterna que dia a dia baixa o nível da água por abandono de teus carinhos. Troque tua ausência por tua presença. Faça isso agora antes que seja tarde. Porque a fila anda. E eu estou nela.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



APRENDER NÃO TEM FIM
29/04/2010 às 21:31

Viver. Como estou vivendo? Viver e aprender. O que estou aprendendo? Aprender não ocupa lugar no espaço. Nunca deixamos de aprender. Só pararemos de aprender quando morrer. Alguns acham que já sabe tudo. Outros que já sabem o bastante. Uns dizem que já terminou seus estudos. Quinta oitava série, segundo grau ou um curso de faculdade. Outros dizem que já se cansou de estudar. Outros dizem que já são velhos para estudar. Não há idade para aprender. Nem tempo de parar de aprender. Estudar e aprender não tem fim. Só acaba quando morrer. Prosear uma boa conversa. Ouvir uma experiência. Assistir um bom jornal. Ouvir um bom conselho. Observar uma criança. Ler um texto bíblico. Freqüentar uma sala de aula. Escrever uma poesia ou uma carta. Sentar a roda de amigos. Ver o povo passar. Descobrir que cada um anda de forma diferente. Observar um operário que trabalha. Meditar no que constrói. Um pescador que pesca. Contemplar sua técnica, sucesso e frustração. Uma grávida que passa. Meditar sobre a vida que tal vivente carrega. Um pássaro que canta. Que melodia transmite. Uma criança que brinca. Em que imita seus pais. O vento quando sopra. De onde vem e para onde vai. O brilho do sol em sua jornada pelo dia. No nascer, em sua força ao meio dia e por fim no entardecer. A chuva que cai. Mansa ou pesada e enxurrada que arrasta tudo que pode por onde passa. Saborear o alimento da manhã, almoço e janta. Sentir o sabor de cada água diferente que beber. Pois ela tem o sabor de sua fonte. Tudo isso lhe será por aprendizado diário. Em sala de aula isso pela mediação vai para a prática. E seu aprender será sem fim. Com seu aprender ensinará enquanto aprende. Aprender e ensinar não tem férias ou aposentadoria. Isso deveria ser ensinado dês da pré-escola. Para que nós humanos. Não buscasse prazer no fim da faculdade. E sim prazer em eternamente aprender.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



COMO VAI VOCÊ
29/04/2010 às 21:27

Voltei... Para perguntar como vai você. São tantos dias sem lhe ver. Se acha que devo saber. Conte-me como vai você. Não sei se queres que eu saiba de sua vida. Talvez seria melhor não saber. Se de mim queres esquecer. Não compreende assim meu coração. Dificuldade tem de aceitar te perder. Inevitavelmente me lembro você. Não queria incomodar. Por noites sem dormir acordar. No leito fadiga passar. Por sua presença ausente. Resolvi lhe procurar para saber como vai você. Sabendo que vai tudo bem contigo. Alivia minha alma e acalenta o coração. Oportuna é de você minha visão. Suave aos meus ouvidos é tua voz. A saudade é esmagada nos fleches de teu olhar. Ah como amo você. Só preciso saber como vai você.

PSICANALISTAL.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



O CONFLITO
29/04/2010 às 21:25

Alguém disse que se penso logo existo. Se existo e penso logo vivo. Vivo minha vida e a dos outros. Talvez mais a vida dos outros do que a minha própria vida. Alguém disse que somos o que foram nossos pais. Mas ser meu pai seria a ultima coisa que eu gostaria de ser. Gostaria de ter minha própria identidade. Ser eu mesmo. Mas como saber se sou eu mesmo que vivo em mim? Como saber que o que vive em mim não sou eu e sim outro? Seriam minhas as decisões tomadas? Será que não tenho sido apenas uma cópia? Será que o que vejo é realmente o que vejo? Será que o que sinto é realmente meus sentimentos? Atém que ponto tenho me calado para ser aceito? Até que ponto tem sufocado meus pensamentos com medo de não agradar? Até que ponto compensa desagradar? Até que ponto os meus pensamentos são meus? Minha ideologia a mim foi repassada. Logo minha ideologia não é minha. Apenas aceitei. Mas se eu não aceitasse esta ideologia seria eu capaz de criar outra? Não posso dispensar os ensinamentos. Bons e ruins formam o que sou. O que faço ora faço segundo os meus pensamentos que julgo ser meus. Ora faço consciente que faço pela experiência a mim transmitida. Quando não sei por que faço então faço sem saber apenas visando o lucro. O conflito é grande. Não sou o único que tem conflito. Por isso tenho duas escolhas. A primeira é ficar no conflito e não viver minha responsabilidade de assumir minha vida. Assim seria cômoda a posição de vitima. A outra é deixar de se fazer de vitima do conflito e começar a viver. Sem se importar se a vida que vivo é minha ou de outros. Se meus pensamentos são meus ou de meus pais. Se meu comportamento é meu ou apenas um condicionamento. Ninguém vive neste mundo só e isolado. Todos vivem em prol dos outros. Um doando e recebendo do outro. Assim sou o que somos e vivo o que vivemos.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



APRENDER GANHAR DINHEIRO
29/04/2010 às 21:22

Ganhar Dinheiro qualquer um sabe. Gastar dinheiro quase ninguém sabe. Quase todos gastam mais do que ganham. Quase todos estão de alguma forma endividada. Dívidas que não produzem lucros. Alimentado pela falsa sensação de ter dinheiro. Pelo cartão de crédito e cheque especial. É preciso melhorar o nosso ganho. Mas a maior urgência está em aprender gastar dinheiro. Só assim estaremos de fato ganhando mais dinheiro. Vejo muitos que ganham na loteria e depois de rico volta a empobrecer. Vejo muitos que ganham dinheiro rápido e vivem a ilusão de que dinheiro não acaba. Quantos garimpeiros por um período de tempo foram muito ricos e ficaram novamente. Pobres. Quantos cantores, jogadores ficaram ricos do dia para a noite e tornaram ficar pobres. Poderíamos citar inúmero outros exemplos. Tenho certeza de que enquanto você lê está lembrando algum caso semelhante. Então o segredo não é ganhar dinheiro. O segredo é aprender gastar dinheiro.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



QUESTÃO DE OPORTUNIDADE
29/04/2010 às 21:15

Dizem que tudo é uma questão de oportunidade. Digo que tudo é uma questão de visão. Digo que tudo é uma questão de querer fazer e ser. Quantos recebem oportunidade de jogam fora. Quantos ganham escola de graça do governo e não consegue terminar o primeiro grau. Alguns recebem bolsa de faculdade e desiste no primeiro ano. Quantos passam em concurso público e são despedidos por corrupção. Quantos deixam seus filhos adoecer por esquecer-se da vacina gratuita. Quantos vão morrer de câncer de próstata por não fazer o exame por orgulho. Não, nem tudo é uma questão de oportunidade. Tudo é uma questão de querer.

Comentários



DESABAFO
29/04/2010 às 21:12

É preciso evoluir e ter uma vida pautada no respeito e na ética. Comportamento de ser humano com outras pessoas. Respeito à pessoa humana. Eu tenho o direito de ser respeitado e o dever de respeitar, se procurar somente o meu direito haverá desequilíbrio na balança moral. É preciso rever o conceito de direito isolado do dever. Respeito ao idoso. O idoso deveria ser respeitado em todas as formas de viver. Respeitando a sua condição, a sua saúde, a sua dificuldade de locomoção, a sua experiência de vida. Respeito ao direito da criança. O direito da criança deve ser assegurado a todo custo, afinal criança é criança e não se discute. Mas é preciso impor limites as crianças, afinal criança é criança e precisa ser protegidas até delas mesmos. Há muitas crianças sendo abusada sexualmente por adultos, isto as autoridades tem feito um bom trabalho através de campanhas que alerta e previne o abuso sexual. Até ai tudo bem, mas não justifica que estas mesmas crianças fora de idade para prática sexual pratiquem sexo livre entre elas em nome das descobertas sexuais. Pergunto qual é a diferença em praticar a sexualidade entre menores e entre menor e adulto? Por ventura tudo não é sexo? Espero não estar sendo mal entendido, mas ao final de cada carnaval o numero de adolescentes grávidas é alarmante. Criança cuidando de outra criança, na maioria das vezes o efeito colateral deste ato resulta em super população de crianças em periferias com o mínimo de recurso para sua sobrevivência e educação e ainda na responsabilidade de avós por netos sem pai. Outras vezes estas crianças serão criadas em alfa natos à espera de adoção. É preciso repensar o direito da criança, buscando solução real para que faça cumprir este direito. Em minha opinião nossas meninas precisam ser educadas para ser mulheres, capazes de realizar planejamento familiar. Rever o conceito de educação sexual, e punir toda e qualquer programação ou propaganda que motive publicamente o sexo livre assim como acontece com o cigarro e bebida alcoólica. Rever a educação, em vez de só educar para vida, educar também para o empreendedorismo. Justificando o porque estudar uma matéria. Parar de valorizar pessoas que através da musica, teatro, filme e outras manifestações da arte valoriza a violência, a rebeldia, as drogas, tabacos, bebidas. Assim diria eu que o direito da criança estaria começando ser respeitado. Respeito ao portador de necessidade especial, seja qual for sua necessidade, calçadas próprias, banheiros adequados, socialização com os ditos normais. Oportunidade ampliada para profissionalizar, trabalhar e estudar. Respeito aos enfermos e doentes, triste é a situação do cidadão quando precisa do sistema publico de saúde, é preciso mais respeito com o ser humano, principalmente na hora da dor. É preciso cobrar com mais energia o cidadão quando ele opta por ser político. Para evitar a vergonha que eu sinto quando vejo quem votei ser pego roubando sem nenhum constrangimento de ser chamado de ladrão. Políticos que foram envolvidos em escândalos, dinheiro na meia, cueca, paletó. Tudo filmado, provas concretas. Muitos não foram presos, não foram punidos. Alguns pediram para sair do mandado para não perder o direito de recandidatar. Meu Deus. Esta conduta não é de um Pais democrático. A punição a um individuo que tem tal conduta não enfraquece a democracia e sim fortalece. O povo está clamando por moralização. Todo cidadão deve ter o direito de se defender e será inocente até que prove o contrário, mas nos casos citados a prova que os mesmos são culpados está estampada, não há duvida, já provou a culpa, resta agora a eles tentarem depois de presos provarem sua inocência. Lembro a quem estiver lendo este pensamento que estou apenas desabafando, não estou escrevendo um tratado jurídico. Se você quiser desabafar também se junte a nós e vamos clamar por um País moral. É hora de acabar com antiga frase que dizia “ele roubou, mas fez”. Não justifica em hipótese nenhuma alguém usar o poder para roubar aquilo que me pertence, pertence a minha família, pertence a você cidadão que come através do suor de sua face. O direito de ir e vir deve ser respeitado, a constituição diz que tenho tal direito. Já perdi as contas quantas vezes tive que ficar preso na estrada porque um seguimento da sociedade resolveu fechar uma estrada ou uma ponte. Defendo o direito democrático de manifestação, mas não consigo entender como um seguimento da sociedade pode tirar o direito de outros mil seguimentos de ir e vir. Entendo como poder paralelo quando um poder não governamental toma uma atitude que prejudique outros seguimentos. O direito a propriedade deveria ser resguardado, se tenho uma casa, um sitio ou fazenda foi porque comprei com meu dinheiro que trabalhei para tal, não justifica outra que não pagou tomar posse. Dizem muito sobre a pobreza e justificam aquilo que chamo de invasão ou roubo para tomar de um e dar a outro. O desrespeito para mim é uma “Coisa feia” se sou proprietário o governo e a sociedade deveria respeitar este fato. Não importa qual o tamanho de minha propriedade. Do contrário estipule para os novos proprietários uma quantidade x que posso adquirir e não tomar o que comprei com meu suor. Para a reforma agrária o certo é o governo comprar as propriedades e realizar os assentamentos e não permitir sem punição a invasão de propriedades legalmente registradas e produtivas. Antes de realizar os assentamentos técnicos separar para reservas serras, beira de rios e nascente. Para que o assentado não venha cometer crime ambiental. Prevenir é melhor do que remediar, orientar é melhor do que punir. O direito a vida deve ser dado a todos, mas acho que a quem de forma covarde tirar a vida de um ser humano não deveria ser tratada com regalia enquanto a família da vitima fica sem assistência, acho que ambas deveria ser tratados com atenção iguais. Diz o direito humano que recruzo tem família, a pergunta é o que morreu não tinha família? Não tinha esposo, esposa, pai, mãe, irmãos e filhos? Acho na minha pouca inteligência que os direitos humanos deveriam olhar com mais carinho para a família daqueles que foram vitimas. Não vi ainda nenhuma entrevista de telejornal que os direitos humanos foram até a casa da viúva para ver como ela está vivendo, se os filhos estão comendo ou estudando, tendo assistência psicológica pela perca do pai ou da mãe. Chamo atenção por ser testemunha de mui grande sofrimento de vitimas de violência e que ficaram totalmente desprotegidas da sociedade e do Estado. O cliente deveria ser respeitado pelo legista, banco, mercado, restaurante e outros naquilo que prometem. E quando não cumprem tem que recorrer a justiça perdendo tempo e dinheiro. Um exemplo, se você atrasa a conta de luz a empresa vem e corta, se você paga a conta depois de cortada a energia às vezes tem que esperar a boa vontade até quatro dias uteis. Se pagar a conta acabou o motivo do corte de fornecimento. Se eu fosse tratado de fato como cliente a religação seria imediata. Na maioria das vezes não somos tratados nem respeitados como cliente e sim como se a empresa estivesse fazendo um grande favor em nos atender. Sei com certeza que enquanto você está lendo estas linhas lhe vem a mente muitas outras razões para também desabafar. Faça isso e tenho certeza que você sentira bem melhor. Porem volto a dizer que o que escrevo é apenas um desabafo. Não mais. Por minha pouca inteligência e dificuldade de entendimento o que escrevo não deve ser levado a sério. Um forte abraço.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



AGORA É
29/04/2010 às 21:08

Não me conhece. Não é meu pai ou minha mãe. Não é meu filho ou minha filha. Não é meu avô ou avó. Não é meu tio ou minha tia. Não é minha namorada, esposa ou amante. Não é meu aluno ou discípulo. Não é meu conselheiro ou terapeuta. Não é meu guia ou mestre. Não é o grande amor de minha vida. O que escrevi parou para ler. Certamente deseja alguma coisa aprender. Passar o tempo por ter tempo para passar. Se ler continuar. Por parte me conhecerá. Um pouco de cada vez. Como porção do dia terá. Não te conheci. Pelo texto me revelei. No físico não te abracei. Na alma te toquei. Meu reflexo não viu. Meu olhar não contemplou. Minha voz não ouviu. Meu calor não aqueceu. Meu cheiro não sentiu. Fechando teus olhos. Minha imagem contemplará. Não como sou mas como quiser imaginar. Meu olhar contemplará. Minha voz ouvirá. Meu calor sentirá. Então terás meu cheiro. O que sou contigo será. E me conhecerá. Será meu pai, mãe, meu filho e minha filha. Será meu avô e avó, meu tio e minha tia. Será minha namorada, namorado, esposa, esposo ou amante. Será meu aluno, discípulo, conselheiro, terapeuta, guia e mestre. Será o grande amor de minha vida. Por amor me ouviu, quando de mim escrevi. O que era meu agora é teu. O que eu era agora é você. De mim te dei. De ti recebi. Com carinho o que não era, agora é e será.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



GRITO MUDO
29/04/2010 às 20:59

Um grito no meio da noite. Uma profunda inquietação abateu sobre mim. De onde viera? Quem o deu? Por quê? Os cachorros latem. Nenhum outro movimento. De repente o silêncio. Um olhar pela janela. Ninguém que passe. Na quietude não há paz. O sono não volta. Começo a lustrar tesouro. Este que escrevo e compartilho contigo. Geração do medo. Livres presos. Presos pela liberdade sem limite. Daqueles a quem o certo é errado. A honestidade é vergonha. O roubar é levar vantagem. A vítima é otário. A hipocrisia reina todos os seguimentos. Poucos fazem o bem. Já não há heróis. Os lideres morreram ou corromperam. A comunidade está em um funil. Já não há para onde correr. Um grito no meio da noite. Só mais um grito de tantos. Sem socorro. Sem quem possa socorrer. A míngua desfalece um humano. Cidadão sem cidadania. O poder emana do povo. Pelo povo, Para o povo. O ultimo poder exercido foi o grito. Para que este tipo de grito não continue. Uso outro tipo de poder do grito. Tão importante como o grito do Ipiranga. Que resultou na libertação do Brasil. Como o brado da cruz. Que resultou na libertação da humanidade. Neste dia grito ainda que grito mudo. Na esperança que resulte na libertação dos livres presos.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAILC.OM



Comentários



SENTIR O AMOR
29/04/2010 às 20:54

Viver tudo de bom. Tudo que a vida pode oferecer. Não perder a oportunidade de amar. De viver um grande amor. Encontrarmos alguém que nos completa. Aproveitar a oportunidade de completar alguém. Ser feliz só é quase impossível. A felicidade é compartilhada. Você é foi e será este alguém. Que tenho prazer em estar junto. Não só na lembrança do passado. Na alegria do presente. No desejo do futuro. Vivendo a cada fase. Com toda força do ser. Há quem vive por viver. Na vida sem nenhum prazer. Sem plano, sem futuro. A cada dia um fardo. A cada noite um peso. De continuo tédio. Como se não houvesse alternativa. Não há palavras que convence. Até experimentar o impactante. Efeito colateral do amor. Sol brilhará diferente. Vivo será o verde, azul, amarelo e o vermelho. A noite não será negra e sim romântica. A lua não será apenas um astro. Mas testemunha de muitos encontros de amor. A chuva não será lagrima. Mas motivo para permanecer um pouco mais juntinhos. Todo ser vivo visto em casal será inspiração. O ver é superior ao ouvir falar. Experimentar é melhor do que ler. Sentir é ainda maior, é amor.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



ETAPAS
29/04/2010 às 20:50

Nossas vidas são formadas por etapas. Uma termina e outra começa uma dá lugar à outra. Assim como o dente de leite da lugar ao dente permanente. Quando o dente de leite não cai o permanente nasce torto. Precisamos entender e aceitar quando uma etapa chega ao fim. Se rejeitar aceitar o fim de uma etapa. Sofreremos prejuízos incalculáveis sobre a próxima etapa. Uma etapa revela segredos à outra etapa. Uma etapa amadurece outra etapa. Temos resistência a mudanças. O novo às vezes nos causa medo. Por não aceitar o fim de uma etapa. Uns tem corpo maduro mente adolescente. São eternas crianças. Não cresce nem amadurece. Outros aceitam as mudanças com facilidades. Tem corpo e mente madura. É preciso viver a etapa presente. Viver a etapa passada é perda de tempo. Etapas passadas não voltam. Se estudante me comporto como estudante. Se casado me comporto como casado. Se pai me comporto como pai. Se líder me comporto como líder. Se autoridade me comporto como autoridade. Se adulto não posso comportar como criança. Se homem não posso me comportar como mulher. Se amigos devo comportar com lealdade. Se confiado algo comportar com responsabilidade. Aceitar o presente é aceitar a etapa atual. Podemos até sonhar com a próxima etapa. Planejar a próxima etapa. Só a alcançaremos depois de passar pela presente etapa. O segredo do sucesso da etapa está em terminar uma etapa antes de começar outra etapa. Alguns têm facilidade de lidar com vários momentos ao mesmo tempo. Outros têm facilidade de tratar com varias pessoas ao mesmo tempo. Mas a etapa só se trata uma de cada vez.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



PERERECA
29/04/2010 às 20:24

O barulho vinha fora do quarto. Parecia familiar. Não estava no corredor. Nem na sala. Tão pouco na cozinha. O som vinha do banheiro. Não era vazamento no cano. O barulho continua, mas não vejo. Algo gelado em minha costa. Parecia morto ou gelatinoso. Porem estava bem vivo. Perereca. Uma perereca. Não sabia. Que uma perereca fosse tão fria. Como é estranha a experiência. Já há conhecia por informação. De pouca intimidade a vista. De testemunha histérica. Vivido pela experiência de outros. Mistura de terror e nojo. Contato físico com gélido animal. Não foi abraço de amor. Pequeno espaço de tempo. Medido em milésimo de segundo. Com duração eterna. Para se livrar. De inofensivo anfíbio. Gelado abraço. De uma perereca.

PSICANALISTA.JOEL@HOTMAIL.COM



Comentários



ERA FELIZ E NÃO SABIA
23/04/2010 às 17:44

Que vontade eu tenho de crescer. Quando maior eu for. De minha infância não quero lembrar. Quando maior for minha força. Do meu tempo de fraqueza vingar. Quando namorar eu puder. Meu tempo perdido aproveitar. Enquanto este tempo não chegar. Na minha infância vou sonhar. Certo que um dia. Minha liberdade ter. Independência conquistar. Assim pensava eu. Quando ainda aqui não chegara. Quando no tempo de criança habitava. Da mais bela fase da vida. Ainda desfrutava. Sem saber que tal fase. Ao passar jamais voltaria. O levantar de madrugada. No radio programa sertanejo. Despertava os ainda sonolentos. Minha missão era recolher o gado. Botina nos pés. Calça Jens e camisa grossa. Para suportar o frio da manha e. A relva ainda molhada. O leite quentinho e cheio de espuma. Tomado a beira do curral. Era farta a mesa. Variada alimentação. Cada alimento era farto em sua estação. O milho cozido, assado e afogado. A pamonha, o coral e o angu. O queijo assado ao fogão de lenha. A comida feita na panela de ferro. Pão de queijo assado ao forno de barro. Tudo consumida ainda quentinho. Queijo fresco com doces variados. O sabor sem igual do frango caipira. A abundancia de frutas no pomar. A colheita do feijão. O cheiro do arroz em pendão. Como esquecer do piqui. Do articum e outras frutas do cerrado goiano. Lembrança do acalento de minha mãe. A proteção de meu pai. A companhia de meus irmãos. O amor de meus parentes. Assistir a noite cair. Na porta da fazenda. Deitado a grama. Contemplar o céu estrelado. O nascimento de cada fase da lua. Ter o corpo molhado pelo sereno. Ouvir o som de pequenos animais. O mugir do gado. Latido do cachorro. O cantar do galo. Ouvir historia de assombração contada pelos homens da fazenda. O som do riacho. O cantar da coruja. Hoje sou crescido. O tempo passa como relâmpago. Estudei, trabalhei e viajei. Hoje sou velho. Não aproveitei o tempo perdido. Porque tempo perdido não se recupera. O tempo que vivo hoje não pertence ao passado. Pertence ao hoje. Nem conquistei minha liberdade. Apenas descobri que não existe liberdade. Descobri que a vida não é gratuita. Tenho que pagar dês do nascimento até a morte. Oh que saudade. Do tempo que eu era feliz. E não sabia.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



CHEIRO
23/04/2010 às 16:25

Cheiro. Que cheiro inconfundível é este? Todas as frutas têm cheiro quando estão verdes, de vez e madura. Todos os animais têm cheiro peculiar. Os predadores usam o cheiro para achar sua presa. A presa usa o cheiro do predador para efetuar fuga. As fêmeas têm cheiro especial quando estão no período fértil. As flores liberam seu cheiro para atrair abelhas e outros insetos para fecundação. Uma boa refeição é percebida de longe pelo seu cheiro. Um filhote reconhece sua mãe pelo cheiro. A flor dama da noite pode ser percebida a distancia pelo seu cheiro. O aroma é algo espetacular. Mas o cheiro que estou sentindo não é de nada citado acima. O cheiro que sinto. O aroma que me excita. Não é um cheiro qualquer. Cheiro de mulher. Não de uma mulher qualquer. Embriagante. Envolvente. Excitante. Este aroma que sinto. Não poderia ser de outra coisa qualquer. Nem de qualquer mulher. Este é o cheiro do amor. Aroma de mulher. Amor de mulher. Minha amante mulher.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



tributo por amor a vida
23/04/2010 às 15:46

Pés que caminha o incerto caminho. Vereda de esperança. Pior do que a saída não será a chegada. Se ninguém há espera, ninguém ficou para traz. Oportuno é o recomeço no futuro incerto. Recomeçar o que não teve começo. Começar o que ainda virá. O sol é seu guia. A lua sua companhia. O calor do dia lhe aquece. À brisa da noite lhe refrigera. Seu exterior não revela seus segredos. Ainda que semblante marcado pela dor. De iludido tempo de amor. Profundas foram às cicatrizes. Deixada por quem dizia amar. Jogo disputado sem malicia. Ora tapas ora caricias. A mão que acalentava. Dia a dia tornou se pesada. O corpo já frágil. Tortura não aquentava. Para sua preciosa vida salvar. Seu reino abandonara. O que ficara no passado. Não deverá ser lembrado. A construção caiu. A bela casa já não é. Morrera toda esperança. Desabara todos os sonhos. A fuga foi rápida. O caminho é longo. Demorada é a chegada. O destino é incerto. Certo é o caminho a trilhar. Por tempo com a solidão habitar. Quem a vê passar. Não pode imaginar. Quanta dor nela há. Rosto adolescente. Olhos meigos de sereno olhar. Boca de perfeitos lábios. Som algum sai de sua garganta. Nem para reclamar ou agradecer. como solitária gazela prossegue sua jornada. não há quem possa negar. quão grande peleza revelada.  Assim caminha este corpo de jovem mulher. Tributo pago por amor à vida. A sua própria vida salvar.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



LAVADEIRA
19/04/2010 às 23:20

Repetidas são as batidas do tecido sobre a pedra. Ouve-se ao longe o som. Do impactante atrito. Os olhos que quase vê só o que move. Permitem imagens passarem despercebidas. O vento suave arrasta a umidade. O calor do sol brônzea a morena. A água corre em seu leito. Cenário de uma natureza virgem. Se não fosse pela presença doméstica. Desasalariada trabalhadeira. Marcado dias da semana. Para atos repetidos. O encontro do tecido água e pedra. Oficio de um membro da família. Em primeiro olhar uma mendiga mal trapida. Corpo coberto por rústico tecido. Bege, amarelo ou marrom claro desbotado. Pelo tempo de uso ou baixa qualidade. De pouco elegância um lenço sobre a cabeça. Cabelos negros como a escura noite, caídos sobre um dos ombros. Olhos como a madura jabuticaba. Sem maquiagem porem perfeito lábios. Com as coxas seminuas e pés descalço. Sentada sobre a pedra com os pés dentro d’água. Ora ensaboando e esfregando. Ora batendo sobre a pedra o tecido. Como melodia de anjos. Sua voz entoa uma canção. Envolvente beleza revelada. Confunde os que atrevam a uma segunda olhada. Cinderela a espera de um príncipe. Que veja mais do que beleza coberta.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



INSÔNIA
19/04/2010 às 23:16

Mais um dia que se finda. Mais uma noite é chegada. Já é tarde. Um pouco mais de meia noite. O sono não vem. Deitar é perca de tempo. A experiência nos diz. Na tv a mudança de canal é constante. Nada que seja atraente. Parece um ritual. Agora é uma hora da manhã. O sono ainda não veio. A cidade está dormindo. Ouso som de um latido. Passos na calçada. O miado de um gato no telhado. Novamente o silêncio La fora. Dentro só o som baixo da televisão. Já são duas horas. O sono ainda não veio. Hora de atacar a geladeira. Mesmo andando de vagar e suave. Meus passos produzem enormes sons. Uma maçã saboreei. Não por fome ter. Para quietar a inquietação. De volta ao meu trono. Retomo minha rotina. São três horas da manhã. O sono ainda não veio. De igual forma chegamos com sucesso. As quatro e por fim às cinco da manhã. O galo já cantou varias vezes. O som mais comum é o TIC TAC do relógio. Ouso os primeiros passos. Trabalhadores rumo ao batente. Os primeiros carros passando na rua. A vida começa acordar. Bem, eu estou vivo e ainda não dormi. Acho que não verei o sol nascer. Estarei dormindo. Pelo menos um pouquinho antes de também pegar o batente. A noite é finda novo dia é chegado. Como vampiro ou zumbi. Sem muita ansiedade. Tenho hora marcada. Para mas uma noitada.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



ADOLESCENTE
19/04/2010 às 23:09

Fala auto. Sorri auto. Gosta de barulho e agitação. Fala o que pensa mesmo sem saber ser o certo ou errado. Sonha e muda de sonho o tempo todo. Viaja o mundo inteiro em pensamentos. Em seus planos desconhece o efeito colateral. São auto-suficientes. Planejam sem se lembrar de dinheiro para manutenção. Não escapam a depressão. De contínuos estão frustrados. Enfrenta quem lhes dão proteção. Gosta de viver em grupos. Submete a exigências duras para ser aceito no grupo. É muito curioso e vive na fase de descobertas. O pai é ultrapassado ou careta. O corpo ainda está em transformação. Cheio de perguntas. Vive a fase da descoberta. Uns são narcísicos. Outros espontâneos. Alguns tímidos. Tem dificuldades para o tempo se ocupar. Às vezes é chamado de preguiço. Outras vezes de rebelde. Não é mais criança e ainda não é adulto. Por isso não pode brincar e ainda não pode trabalhar. Cobram lhes responsabilidades. Poupa lhes liberdade. Pode votar, mas não pode dirigir. O mundo que conhece parece ser real. Porem confuso ao mundo dos adultos. Na incompreensão do real vivem em conflitos.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



SÓ QUERIA NAMORAR
19/04/2010 às 23:03

Muito choro. Muito barulho. Tem que dar banho. Tem que dar mama. Tem que limpar coco. Tirar o xixi. Cuidar o tempo todo. Dar todas as vacinas. Fica gripado. Com facilidade fica resfriado. Precisa de cuidado o tempo todo. Mama varias vezes ao dia. Acorda de madrugado. Hora do melhor sono. Juventude se foi. Corpo de adolescente transformado. Adeus a muitos divertimentos. Multiplicaram as cobranças. Aumentou a responsabilidade. Já não é a mesma. É muito diferente de bonecas. Ninguém avisou. Talvez não se lembre ou não deu atenção. Uma criança cuidando de outra criança. Só queria namorar. Não havia intenção de engravidar.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



FORMOSA
19/04/2010 às 22:57

Pasmo e hipnotizado estou diante de sua formosura. Teus cabelos revoam ao vento. Impossível passar despercebido. Aos meus olhos e dos que passam por ti. Na intimidade neles me embaraço. Tuas orelhas caminho de meus gemidos e cochichos. Onde deixo todos meus segredos de homem apaixonado. Teus olhos me hipnotizam e paralisa diante de ti como presa fácil. E diante deles o tempo para. Cessa todos os sons e imagens a minha volta. Você e sua envolvente presença são tudo que resta. Tua boca suave e mais doce do que o mel. Caminho de meus insaciáveis beijos. Sacia diariamente com rica seiva da vida. Teu pescoço caminho de meus lábios. Vereda que conduz ao clímax do amor. Teus seios é fonte que sacia este apaixonado. Reage ao ativo toque e dele se torna cúmplice. Teus braços e mãos com carinho me abraçam. Receptível demonstração de amor. Como arvore frondosa que me acolhe a sua sombra. Protege-me do causticante calor do sol. Acalenta-me com suave brisa de tua presença. Teu umbigo centro de teu corpo. Passagem do norte para o sul e vice e versa. De incansável viagem cubro estes pontos cardeais. Tuas pernas colunas de sustentação de puro prazer. Caminho que conduz as entranhas do delírio. Seu corpo mais cheiroso do que o perfume da flor. Desejado em dias de sol e chuva. Desejado em noites de lua e escura. Desejado em todas as estações do ano. Você é o meu amor. Como tu és desejada ao meu corpo. Como tu és formosa aos meus olhos.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



SER MAIS DO QUE MARIDO
19/04/2010 às 22:51

Sendo mais amante do que simplesmente marido. Ser um grande pai sem esquecer-se de ser um grande marido. Não basta tentar conversar é necessário comunicar ao coração. Não saia sozinho sem despedir com um beijinho. Acho que estas coisas não precisam de conselhos. Penso que todos sabem exatamente o que fazer. E quando não o faz sabem que devem mudar. Sei que você sabe que deve tomar a iniciativa na hora do sexo. Sei que você sabe que devem sair juntos. Sei que você sabe que dever criar momentos sós. Sair para tomar um sorvete. Sair para jantar ou almoçar de vez em quanto. Lembrar de datas importantes. Ter uma boa preliminar antes do sexo. Dar um presente qualquer fora de datas comemorativa. Fazer um poema ainda que besta e deixar em algum lugar que ela veja ao levantar. Se não souber fazer um copie de um poeta. Ignorar as agressões verbais. E reaprender dizer. Te amo. Te desejo. Te quero. Você é importante para mim. Dar um sorriso. Fazer caricia. Elogiar o que ela tem de bom. Deixar ser pego olhando demoradamente para ela. Isso é feito com muito esforço mas dá muito prazer. Prazer é vida. Precisa esforçar pra isso da certo. Comece hoje. Mande flor pra ela. Em vez de ir buscar algo para ela. Leve ela para degustar no local. E boa sorte.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



DESEJO DE MUDANÇA
19/04/2010 às 22:47

Como posso mudar meu jeito de ser. Para uma vida melhor. Sou muito tímido. Sou calado demais. Pareço ter medo de conversar. Sou muito fechado. Gostaria de ser útil. Conversar com qualquer um. Não consigo ter dialogo. Tenho facilidade de isolar. Entristeço por qualquer motivo. Parece difícil minha situação. Até o pastor já desanimou. Eu não desanimo. Quero ser feliz. Ser realista na situação. Analisar como estou. Sei que mudanças na vida são necessárias. Ha coisas que ninguém pode fazer por nós. Há coisas que não posso fazer sozinho. Neste caso procurar ajuda. O que importa é ser feliz e ter prazer no que faz e vive. Nosso lucro está em ser feliz e ter prazer. Dois não pode caminha juntos se não estiver de acordo. O dialogo ainda é a melhor receita de vida. O dialogo é soluções de problemas. Se por ventura não consegue o dialogo sozinho. O remédio é pedir ajuda. Os conselheiros sempre têm uma palavra amiga e de conforto. Viver o hoje e não remoer o passado. Não existe uma formula mágica. Sei com certeza. Que para solucionar problemas precisa de muito esforço. Esforço-me porque desejo mudança.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



ASSIM É OAMOR
19/04/2010 às 22:43

Tão forte como a morte. O tempo não pode esquecer. Arma não pode matar. Água não pode apagar. Rio não pode afogar. Dinheiro não pode comprar. Fogo não pode queimar. Não se arde em ciúmes. Não busca seus próprios interesses. Não se vangloria. Tudo espera. Tudo suporta. Assim é o amor.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



DE QUEM FALA O MEU CORAÇÃO
19/04/2010 às 22:12

De quem fala o meu coração. Em quem pensa o meu pensar. Como compreender o desejo. Como explicar a paixão. Profundezas da alma. Inefável entendimento. Simplicidade juvenil. Encantamento adolescente. Presteza em amar. Facilidade em chorar, cantar e sorrir. Mas de quem fala o meu coração. Que encantamento foi vitima o meu ser. Emaranhada esta a razão. Que estrada andarei? Que destino terei? Quando chegarei? Novamente amarei? Não sei. O que sei. É de quem fala meu coração.

psicanalista.jol@hotmail.com



Comentários



PRIMEIRO ENCONTRO
19/04/2010 às 22:08

Lembrei-me de te contemplar. Foi o primeiro olhar físico. Perplexo não assombrado. O coração falou mais forte do que a razão. Sem explicação. Sem pedido. Sem anuncio antecipado. Tomei a em meus braços. Sobre o leito a deitei. De caricias a cobri. De amor a tomei. Assim foi o primeiro encontro. Assim ficou registrado. Nem o tempo nem a lembrança. Conseguiu rasgar ou apagar.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



O AMOR SEMPRE TEM DESCULPA
19/04/2010 às 22:04

Você sabia que meu coração. Batendo mais rápido quando está com você. A gente não manda no coração. Não tem como. Tanto quanto é a parceria do tempo e do volume. O tempo não para. O volume também não. Aumenta ou diminui. As estações são para marcar o tempo. E cada uma tem sua importância. Na germinação da semente nasce a esperança de vida. No inverno o medo é constante. Mas em todas as estações. É tempo de amar. Uns nascem e outros crescem. Outros amadurecem. Só não posso ainda compreender. De fato como acontece em cada um. Para alguns há uma grande paixão por beber cachaça. Arruma desculpas o tempo todo para beber. Quando está frio. Tomam para esquentar. Quando está quente. Tomam para esfriar. Antes das refeições. Tomam para abrir o apetite. Após as refeições. Tomam para fazer digestão. Então vejo o amor como os cachaceiros. Sempre procurando desculpas para se ver ou falar. Afinal isso é prazer. Existem muitas formas de prazer. O meu no momento e te ver. Amo você.

psicanalsta.joel@hotmail.com



Comentários



SE EU PUDESSE
19/04/2010 às 22:00

Se eu pudesse fazer uma canção eu o faria. Se eu pudesse escrever para todo o mundo. Se eu pudesse falar do meu grande amor. Se eu pudesse declarar e viver. Se eu pudesse te fazer sentir meu coração. Se eu pudesse falar das profundezas de minha alma. Se eu pudesse lhe fazer cantar a melodia do meu amor. Eu não posso. Em angustia. Tristeza inexprimível. Recuo ao meu canto sem cântico de alegria. Habitação de minha tristeza. Sem poder gritar ao mundo. Sem poder declarar ao seu ouvido. Escrevo estas linhas. Dizendo o quando amo você

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



IRMÃOS
19/04/2010 às 21:40

Há irmãos que são amigos. Há irmãos que são inimigos. Há irmãos que são colegas. O conceito de irmão: filhos dos mesmos pais ou só de um deles. Há vários tipos de irmãos: Irmão de sangue é biológico nascido de progenitores do mesmo sangue. Irmão de fé que freqüenta a mesma religião mesmo não sendo parentes. Irmão de leite por alimentar na mesma mãe mesmo não sendo irmãos biológicos. Irmão por adoção quando um ou mais são aceitos em uma família não sendo a sua. Como é teu irmão ou irmã? Seu irmão é seu amigo? É companheiro? Ou apenas colega de quarto e casa? Não importa. Ele é seu irmão. Parente agente não escolhe. O jeito é relaxar e viver o mais feliz possível. Porque vêm dias em que os irmãos se espalham. E alguns vão para muito longe. Outros jamais serão visto fisicamente dizendo. A saudade substituirá a presença física de seu irmão. Então antes que venham tais dias. Aproveite o Maximo seu irmão. Diga de vez enquanto o quanto você o ama. O quando ele é importante para você. Antes que o tempo passe e lhe tira a oportunidade de ser feliz. Muitos eram felizes como você é hoje e não sabiam. Só descobriram quando já era tarde demais.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



CONSELHOS SOBRE O AMOR.
19/04/2010 às 21:24

Seu eu procurar amar quem me ama. Insistir em buscar uma princesa ou príncipe encantado. Talvez eu nunca encontre. A vida vai passar. Quando acordar tarde será. Mas se eu der uma chance a quem de verdade me ama. Certamente ela me fará feliz. E será feliz. Se eu insistir em viver o mundo de ilusão. E não der lugar à razão. O tempo vai passar e quando eu acordar tarde será. O segredo é não perder tempo buscando um grande amor. Mas fazer um grande amor do amor que você tem. A vida é curta e rápido passará. Quando busca uma pessoa que você ama ela poderá não amar você. Então busque alguém que ame você e aprenda amar esta pessoa. Porque a pessoa que você ama você se arrastará por ela. Mas a pessoa que ama você se arrastará por você. Se por ventura você perder a oportunidade de dar oportunidade ao amor. Poderá perder a oportunidade de ser feliz. Não se preocupe, nem sempre o amor mora longe. Ele pode estar mais perto de você do que você pode imaginar. E quando encontrar o amor. Não perca tempo com ciúme mesquinho. Não perca tempo com brigas intermináveis. O tempo é tempo que passa e não volta. Tempo perdido é prejuízo. Se porventura encontrou o amor. Ame dia e noite. Alimente o amor porque ele tem fome. Viva intensamente cada momento. Porque se um dia ele for embora. Você viveu cada momento. Ainda que a saudade te torture. O sabor do amor será seu conforto.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



AMIGO
17/04/2010 às 23:54

Qual a diferença real entre um amigo, e colega? Há amigos que são colegas. Há colegas que são amigos. Há colegas que são inimigos. O conceito mais claro para colega: pessoas que estudam ou trabalham juntas. O conceito para amigo: uma pessoa que gosta de outra e sente ligada a ela. Há vários tipos de amigos. Amigo do peito é um amigo intimo. Amigo da onça é um amigo falso. Amigo covarde é um amigo que te abandona diante o perigo. Amigo obsessivo é um amigo que se preocupa de forma exagerada contigo. Amigo carente afetivo é um amigo que necessita de afeto, de sua amizade. Amigo sereno é aquele amigo que transmite calma, sossego e tranqüilidade. Há vários provérbios sobre amizade: Há amigos mais chegados do que um irmão. Mais vale um amigo perto do que um irmão longe. Amigo é alguém que chega quando todo mundo se afasta. Amigo não é quem enxuga uma lagrima, mas quem evita que elas caiam. Amigo é aquele que fala a verdade em todo momento, mas em amor. Amigo é aquele que mesmo não concordando contigo não se afasta de você. O pior amigo é o amigo ímpio que vive em impiedade e traz as conseqüências até você. Assim como se fuma a forma passiva se vive a vida passivamente de um amigo. A melhor forma de fazer uma amizade é sendo amigo. Diga-me quem são seus amigos e te direi quem é você. Meus amigos não me causam problemas. Se você quer ser meu amigo venha para somar e multiplicar e nunca subtrair ou dividir.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



SONHOS
17/04/2010 às 23:51

Quantos sonhos. Quantos planos. Planejei ser feliz. Planejei ter uma casa. Planejei ter um carro zero. Planejei ter independência financeira. Planejei trabalhar de segunda a sexta. Planejei aproveitar cada fim de semana. Planejei aproveitar cada feriado. Planejei aproveitar cada data comemorativa. Planejei ser marido, pai perfeito. Certo que não vivo uma vida de tristeza. Mas nunca consegui ser feliz por completo. Mas quem o é? Comprei algumas casas. Mas nenhuma como planejei. Sempre trabalhei. Quase sempre foram incluídos os finais de semana. Dificilmente tenho folga nos feriados. Estou ausente nas datas comemorativas. Não consegui ser um marido, pai perfeito. Talvez nunca o consiga tal proesa. Mas acredito no amor. Um pouquinho diferente da visão de amor de uma mulher. O carro zero já consegui. Talvez ainda não o carro de meus sonhos. Conquistas. Não dos sonhos. Mas são conquistas. Minhas conquistas. Não foi bem o que planejei. Mas aconteceu. Como uma frase antiga que diz. “não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho”. Não conquistei ainda todos meus sonhos. Mas conquistei muitas coisas que não sonhara. E isso é muito bom. Continuo sonhando. Entre o sonho e sua realização. Terei ainda muitas outras conquistas. Acrescentada como recompensa. A paciência. Certo de sua realização.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



INCOMREENDIDO
17/04/2010 às 23:44

Sentir saudade do nada. De algo que ainda não aconteceu. De pessoas que sequer conheço. De lugar que nunca fui. De voz que nunca ouvi. Ainda sim algo estranho no ar. Um aperto no peito. Sei que passa. Pelo menos espero que passe. Aguardo ansioso o alivio. Que cedo ou tardio virá. Na invisível multidão. Perdida na visível multidão. Aqueles como eu. Sofrem do mesmo mal. Que me dera pode-los achar. Pelo menos um. Para ajudar e ser ajudado. Talvez compreendido.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



GRITO DE LIBERDADE
17/04/2010 às 23:38

Às vezes choro. Às vezes grito. Às vezes dói. Às vezes busco proteção. Às vezes busco um amigo. Às vezes busco um ombro. Minhas necessidades são tantas. Tantas são as feridas deixadas pela vida. Feridas causadas por amigos. A macha continua. A batalha também. Os inimigos se levantam. A batalha e travada. Tenho que vencer. Lagrimas. Risos. Estalar da espada. Estrondo de canhão. Fumaças de bombas. Corpos que caem. Sangue que jorra. Vidas ceifadas. Razão negada. Justiça frustrada. Orgulho ferido. Direito roubado. Vegetada é a vida. Na ilusão de viver. No pensar que se pensa. Arrastado pelo domínio. Da confusa ideologia. Que penso ser minha. Criou-me falsa identidade. O que sou não sou eu. O ser é oprimido pelo ter. Cada olho que contempla. Uma sentença diferente. Aprisionado pela liberdade. Liberdade condicionada. Pelo carcereiro sociedade.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



SÓ QUERIA
15/04/2010 às 16:38

Só queria neste exato momento. Estar contigo meu amor. Pertinho de você aponto de nossos corpos fundirem. Nossos lábios grudarem. Nossa respiração se confundir. Seus braços me envolver. Suas mãos me tocar. Não existe palavras só sentimentos. Não existe silêncio só gemidos. Por instantes me sentir seguro e amado. Ignorar qualquer outra realidade. Se o mundo roda ou pare. Ao abrir os olhos. Contemplar você ao meu lado. Quando não está comigo. Você me faz falta. Sei que nem sempre podes estar comigo. Meu coração teima em não entender isso. Minha mente também recusa aceitar. Foi tão casual nosso encontro. Você não premeditou. Apenas nos vimos por puro destino. Então não houve forças que nos afastassem. Nos pertencer estava escrito. Então você modificou a minha vida. Talvez sem se der conta disso. Brilhou intensamente como sol ardente ao meio dia. Este reflexo iluminou toda existência. Vivo intensamente este momento de lembranças. Porque sei que na realidade. O tempo e a distância inevitavelmente irá nos afastar. Seremos uma doce lembrança que permanecerá viva. Seremos um segredo vivo e adormecido. Quero que saiba que. Uma certeza eu tenho. Você foi à melhor coisa que aconteceu na minha vida.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



PENSAR
15/04/2010 às 16:34

O amor faz pensar. O pensar cria o imaginar. Tenho pensado muito em você. Meu coração de ti fica a mercê. A saudade invade-me o peito. Por onde ando e no meu leito. De você trazendo a lembrança. De espera esperança. Desperta meus desejos. Em dores agita meus anseios. Envolvo no suave e doce pensar. Mesmo distante, aceito o convite ao amar. Quanta saudade. Quanto desejo de poder te rever. Quanta vontade de te tocar. Entregar-me sem receios. Entregar-me sem reservas. Entregar-me por inteiro. Deixar que tudo aconteça. Não de modo mágico, mas natural. No agito do dia. No silêncio da noite. No fechar de meus olhos. No embriagar do teu amor. Como estivéssemos abraçados de fato. Com nossos corpos colados. Sinto o teu toque me fazendo estremecer todo o corpo. Despertar confuso deste pensar. Desejoso gritar. Beijas-me. O pescoço, o rosto e meus lábios sequiosos a espera dos teus. Neste despertar quase parei de respirar. Meu abatido coração parecem não acompanhar. A triste realidade de ter que te esperar. A distância tolerar. A realidade faz-me acordar. Percebo que tudo foi um lindo sonho. Que você esta distante de mim está. A esperança é que este sonho um dia realidade será.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



O ASSALTANTE
03/04/2010 às 19:38

Um assaltante me roubou. De medo pensei tudo acabou. Levou o que mais precioso eu tinha. Não foi minha galinha nem minha gatinha. Também não foi meu coração. Nem minhas emoções. Não foi o meu saber. Que na escola adquirira mesmo sem querer. Não foi nenhuma parte do corpo. Nenhuma peça de roupa. Não foi minha carteira. Porque carregá-la é besteira. Nenhum de meus documentos. Só tenho o registro de nascimento. Não foi meu dinheiro. Porque havia deixado o restinho com o padeiro. Nem meu relógio quebrado. Porque estava empenhorado no passado. Com olhos arregalados. De pânico assustado. Pelo ladrão enrolado. Meu celular foi levado. Não doeu nem a cabeça nem o peito. Sim o bolso direito. Se pudesse diria seu ladrão. Não arrume confusão. Este é o aparelho perfeito. Que comunico no leito. Nas noites frias ou encaloradas. Com alguém que está do outro lado. Sem este instrumento. Meu coração entre em tormento. Não há quem o acalenta. Quando a saudade aumenta. Não posso outro comprar. Por que este tenho ainda que pagar. Quando meu amor ligar. Não vai me achar. Malvado ladrão. Maltratou meu coração.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



APAREÇA
03/04/2010 às 19:32

Procuro e não acho. Então pergunto ao tempo e ao vento. Cadê o meu amor? Por onde andas? Não dá notícias. Esqueceu de mim? Estou com saudade e triste. Você não aparece nem deixa recado. Sumiu!!! Tenho certeza se me amasse de verdade. Sobraria um tempinho para dizer te amo. Talvez simplesmente disser oi! Desculpe insistente cobrança de tua atenção. Eu te amo tanto. Quero ser amado por você. Não se deu conta ainda que faz falta em minha vida? Não sabes que penso todos os dias em você? Gostaria de compartilhar isso contigo. Este sentimento muito forte me prende a você. Não sei se isto é bom pra mim. Ficar esperando, desejando algo que não sei se vem. Na espera incerta de realização. Seguindo a sina até quando não sei. talvez por toda a minha vida. Pois certo estou que nunca te esquecerei. Assim dia a dia vou seguindo te amando. Mas uma escolha terá que fazer um dia. Decisão difícil de ser tomada. Sei que será dolorosa. Isto doerá muito o coração. Me fará sofrer. Por mais que te amo e penso que me amas. Nossas vidas não podem prolongar nesta direção. Se assim for não penses que o amor acabou. Nem que te esqueci. Por isso ainda estou aqui. Na esperança deste grande amor realizar. Presente e pleno em nossas vidas. Ainda tenho esperança de ser muito feliz ao teu lado. Só o tempo e você poderá realizar este grande amor. Eu te amo! Apareça se meu amor te traz felicidade.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



ESTRADAS DO SUCESSO
03/04/2010 às 19:24

A estrada do sucesso sempre esteve, está e sempre estará a sua frente. Falta trilhar. E neste trilhar é preciso entender que. Há hora que temos que caminhar correr ou voar. Há hora que temos que ter paciência, descansar e nos alimentar. Há hora que teremos dificuldades a ponto de chorar e até brigar. Faz parte da caminhada. Diz um poema: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Sábia é esta frase. Ninguém faz por nós o que temos que fazer. O maior erro de muitos é não saber a hora certa de fazer. Por isso faz sempre fora de hora. Dorme guando devia estar acordado. Caminha quando devia correr. Diz não quando deveria dizer sim. Diz sim quando deveria dizer não. Outros não conseguem focar um objetivo em sua vida. Cria muitos projetos. Faz muitos planos. Mas não executa nenhum. E se executar algum desiste nas primeiras dificuldades. É hora de repensar o nosso comportar. Coordenar nossas ações. Focar um alvo. Esforçar por alcançar. Sucesso no trilhar a estrada. Estrada esta que já existe. Sempre esteve a sua frente. Só precisa ser trilhada para ter sucesso. Mas precisa ser trilhada.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



DESABAFO
03/04/2010 às 19:19

É preciso evoluir e ter uma vida pautada no respeito e na ética. Comportamento de ser humano com outras pessoas. Respeito à pessoa humana. Eu tenho o direito de ser respeitado e o dever de respeitar, se procurar somente o meu direito haverá desequilíbrio na balança moral. É preciso rever o conceito de direito isolado do dever. Respeito ao idoso. O idoso deveria ser respeitado em todas as formas de viver. Respeitando a sua condição, a sua saúde, a sua dificuldade de locomoção, a sua experiência de vida. Respeito ao direito da criança. O direito da criança deve ser assegurado a todo custo, afinal criança é criança e não se discute. Mas é preciso impor limites as crianças, afinal criança é criança e precisa ser protegidas até delas mesmos. Há muitas crianças sendo abusada sexualmente por adultos, isto as autoridades tem feito um bom trabalho através de campanhas que alerta e previne o abuso sexual. Até ai tudo bem, mas não justifica que estas mesmas crianças fora de idade para prática sexual pratiquem sexo livre entre elas em nome das descobertas sexuais. Pergunto qual é a diferença em praticar a sexualidade entre menores e entre menor e adulto? Por ventura tudo não é sexo? Espero não estar sendo mal entendido, mas ao final de cada carnaval o numero de adolescentes grávidas é alarmante. Criança cuidando de outra criança, na maioria das vezes o efeito colateral deste ato resulta em super população de crianças em periferias com o mínimo de recurso para sua sobrevivência e educação e ainda na responsabilidade de avós por netos sem pai. Outras vezes estas crianças serão criadas em alfa natos à espera de adoção. É preciso repensar o direito da criança, buscando solução real para que faça cumprir este direito. Em minha opinião nossas meninas precisam ser educadas para ser mulheres, capazes de realizar planejamento familiar. Rever o conceito de educação sexual, e punir toda e qualquer programação ou propaganda que motive publicamente o sexo livre assim como acontece com o cigarro e bebida alcoólica. Rever a educação, em vez de só educar para vida, educar também para o empreendedorismo. Justificando o porque estudar uma matéria. Parar de valorizar pessoas que através da musica, teatro, filme e outras manifestações da arte valoriza a violência, a rebeldia, as drogas, tabacos, bebidas. Assim diria eu que o direito da criança estaria começando ser respeitado. Respeito ao portador de necessidade especial, seja qual for sua necessidade, calçadas próprias, banheiros adequados, socialização com os ditos normais. Oportunidade ampliada para profissionalizar, trabalhar e estudar. Respeito aos enfermos e doentes, triste é a situação do cidadão quando precisa do sistema publico de saúde, é preciso mais respeito com o ser humano, principalmente na hora da dor. É preciso cobrar com mais energia o cidadão quando ele opta por ser político. Para evitar a vergonha que eu sinto quando vejo quem votei ser pego roubando sem nenhum constrangimento de ser chamado de ladrão. Políticos que foram envolvidos em escândalos, dinheiro na meia, cueca, paletó. Tudo filmado, provas concretas. Muitos não foram presos, não foram punidos. Alguns pediram para sair do mandado para não perder o direito de recandidatar. Meu Deus. Esta conduta não é de um Pais democrático. A punição a um individuo que tem tal conduta não enfraquece a democracia e sim fortalece. O povo está clamando por moralização. Todo cidadão deve ter o direito de se defender e será inocente até que prove o contrário, mas nos casos citados a prova que os mesmos são culpados está estampada, não há duvida, já provou a culpa, resta agora a eles tentarem depois de presos provarem sua inocência. Lembro a quem estiver lendo este pensamento que estou apenas desabafando, não estou escrevendo um tratado jurídico. Se você quiser desabafar também se junte a nós e vamos clamar por um País moral. É hora de acabar com antiga frase que dizia “ele roubou, mas fez”. Não justifica em hipótese nenhuma alguém usar o poder para roubar aquilo que me pertence, pertence a minha família, pertence a você cidadão que come através do suor de sua face. O direito de ir e vir deve ser respeitado, a constituição diz que tenho tal direito. Já perdi as contas quantas vezes tive que ficar preso na estrada porque um seguimento da sociedade resolveu fechar uma estrada ou uma ponte. Defendo o direito democrático de manifestação, mas não consigo entender como um seguimento da sociedade pode tirar o direito de outros mil seguimentos de ir e vir. Entendo como poder paralelo quando um poder não governamental toma uma atitude que prejudique outros seguimentos. O direito a propriedade deveria ser resguardado, se tenho uma casa, um sitio ou fazenda foi porque comprei com meu dinheiro que trabalhei para tal, não justifica outra que não pagou tomar posse. Dizem muito sobre a pobreza e justificam aquilo que chamo de invasão ou roubo para tomar de um e dar a outro. O desrespeito para mim é uma “Coisa feia” se sou proprietário o governo e a sociedade deveria respeitar este fato. Não importa qual o tamanho de minha propriedade. Do contrário estipule para os novos proprietários uma quantidade x que posso adquirir e não tomar o que comprei com meu suor. Para a reforma agrária o certo é o governo comprar as propriedades e realizar os assentamentos e não permitir sem punição a invasão de propriedades legalmente registradas e produtivas. Antes de realizar os assentamentos técnicos separar para reservas serras, beira de rios e nascente. Para que o assentado não venha cometer crime ambiental. Prevenir é melhor do que remediar, orientar é melhor do que punir. O direito a vida deve ser dado a todos, mas acho que a quem de forma covarde tirar a vida de um ser humano não deveria ser tratada com regalia enquanto a família da vitima fica sem assistência, acho que ambas deveria ser tratados com atenção iguais. Diz o direito humano que recruzo tem família, a pergunta é o que morreu não tinha família? Não tinha esposo, esposa, pai, mãe, irmãos e filhos? Acho na minha pouca inteligência que os direitos humanos deveriam olhar com mais carinho para a família daqueles que foram vitimas. Não vi ainda nenhuma entrevista de telejornal que os direitos humanos foram até a casa da viúva para ver como ela está vivendo, se os filhos estão comendo ou estudando, tendo assistência psicológica pela perca do pai ou da mãe. Chamo atenção por ser testemunha de mui grande sofrimento de vitimas de violência e que ficaram totalmente desprotegidas da sociedade e do Estado. O cliente deveria ser respeitado pelo legista, banco, mercado, restaurante e outros naquilo que prometem. E quando não cumprem tem que recorrer a justiça perdendo tempo e dinheiro. Um exemplo, se você atrasa a conta de luz a empresa vem e corta, se você paga a conta depois de cortada a energia às vezes tem que esperar a boa vontade até quatro dias uteis. Se pagar a conta acabou o motivo do corte de fornecimento. Se eu fosse tratado de fato como cliente a religação seria imediata. Na maioria das vezes não somos tratados nem respeitados como cliente e sim como se a empresa estivesse fazendo um grande favor em nos atender. Sei com certeza que enquanto você está lendo estas linhas lhe vem a mente muitas outras razões para também desabafar. Faça isso e tenho certeza que você sentira bem melhor. Porem volto a dizer que o que escrevo é apenas um desabafo. Não mais. Por minha pouca inteligência e dificuldade de entendimento o que escrevo não deve ser levado a sério. Um forte abraço.

Comentários



DESCOBERTAS
02/04/2010 às 21:05

Há momentos que os pés já não sabem mais como caminhar. O andar torna-se um peso. Dolorido é firmar os artelhos. Na insistência cambaleantes passos. Mesmo com esforço busca o apoiar. Na ausência da firme escora. A inevitável porem prevista queda. A finda jornada certa. Que pacientemente chega para todos. Marca o fim de uma era. Deixando cravada na história. A passagem de um anônimo herói. Sem nome ou referencia. Um viajante que chegou ao seu destino. Mas antes da partida. O descontentamento é ânimo. Não aceitar apenas o título de herói viajante. Que simplesmente passou por aqui um anônimo. Cumprindo com seu destino. O destino que me foi predestinado? Ou o destino trilhado pelo meu livre arbítrio. Não sei se este momento estava predestinado. Ou se é conseqüência de minhas escolhas. Só sei que escolho não passar como viajante anônimo. Por isso escrevo estas linhas. Para que chegue até você. E saibas que passei por aqui. Escolhi você para saber disso.. Posso já não poder correr. Em muitos momentos já não posso rápido caminhar. Os passos se tornaram muito lento. Em dificuldades firmo meus artelhos. Descobri que posso meditar. Experiências, pensamentos e conhecimento em ordem colocar. Se desejares por estas linhas te orientar.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



PERFEIÇÃO
02/04/2010 às 20:52

Procurei um amor perfeito. Tentei escrever um poema perfeito. Esforcei por viver uma vida perfeita. Pensei que podia ser um homem perfeito. Como achar um amor perfeito se ele habita na imperfeição. Como escrever um poema perfeito se tem pensamentos imperfeitos. Como viver uma vida perfeita se o perfeito está sujeito a critérios imperfeitos. Como ser um homem perfeito se minha vida é imperfeita. O amor é perfeito em todas as circunstancias. O amor não se arde em ciúme na imperfeição do ciúme. Habita na imperfeição para aperfeiçoar os que o buscam. Assim o amor perfeito aperfeiçoa o imperfeito. Assim encontrei o amor perfeito que tanto procurava. Como encontrei o amor perfeito que procurava. Consegui escrever o poema perfeito mesmo com minha mente imperfeita. O amor que é perfeito corrigiu minha mente imperfeita. E aqueles que são imperfeitos como eu. Que também tiveram suas mentes aperfeiçoadas pela perfeição do amor. Conseguiram ainda que imperfeito pensamento. Ver o poema perfeito escrito por este imperfeito na perfeição do amor. Meu esforço por viver uma vida perfeita. Foram frustrados por critérios imperfeitos. Esta imperfeita frustração foi quebrada na perfeição do amor. Conheci que nenhum esforço é suficiente para te fazer viver uma vida perfeita. Que todos os viventes vivem igualmente vidas imperfeitas. Que todos os dias estamos diante da perfeição do amor. E esta perfeição nos da em nossa vida imperfeita. A perfeição de um viver. Na decepção de ser um homem imperfeito. De portar uma mente imperfeita. Viver uma imperfeita vida. Na desilusão desta imperfeição. Por pouco perco a perfeição. O perfeito amor que conheci. Fez de tudo que era imperfeito perfeito. Mesmo continuando imperfeito em minha totalidade. Todas as vezes que disser, fazer, pensar, ainda que de forma imperfeita. Se for com amor ou por amor perfeito será. Assim achei a perfeição. Não em mim, mas também em mim. Quando o perfeito amor em mim habitar assim.

psicanalista.joel@hotmail.com



Comentários



PRA SEMPRE VOU TE AMAR
02/04/2010 às 20:45

Amar você e ser Amado por você é maravilhoso. Fazer amor com você É Divino! Amor! Meu Amor. Poder estar contigo agora. Sentir o suave toque de suas mãos. O doce sabor de seus lábios. A quecer em seus braços. O prazer de estar em teu corpo. Esquecer a hora que passa. Ignorar o dia que amanhece. E neste êxtase te ouvir dizer “eu te amo”. Em sussurros te digo “pra sempre vou te amar”.

Psicanalista.joel@hotmail.com 



Comentários